quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

RITUAL DE DESOBSESSÃO NA UMBANDA



                                 

       

RITUAL DE DESOBSESSÃO NA UMBANDA

          OS ESPÍRITOS DE UMBANDA TRABALHAM DE FORMA SEMELHANTE  AOS IRMÃOS ESPÍRITAS NO TOCANTE A INSTRUÇÃO DO ESPÍRITO OBSESSOR, POIS VÊEM NELE UM IRMÃO SOFREDOR.   TODO O PROSESSO É FEITO COM MUITO RESPEITO E CARINHO AO ESPÍRITO  POIS, A OBSESSÃO É UM SOFRIMENTO PARA TANTO PARA O OBSESSOR QUANTO PARA O OBSIDIADO .

          ESTE RESPEITO É RETRIBUIDO PELO ESPÍRITO POR SE TRATAREM, OS MÉDIUNS, DE PESSÕAS ESCOLHIDAS POR SUA MORAL E RETIDÃO, ASSIM ELES NÃO ENCONTRAM ARMAS PARA USAR CONTRA OS ELES, POIS NÃO TENDO VÍCIOS A SEREM MOSTRADOS OS ARGUMENTOS DO OBSESSOR TONAN-SE NULOS.

MAS SEMPRE HÁ BRECHAS PARA ESPÍRITOS MORAIS PARA OS ESPÍRITOS POIS, TODOS NÓS TEMOS DEFEITOS A SEREM ESPOSTOS POR ELES, SENDO ASSIM OS MÉDIUNS QUE PARTICIPARÃO DAS SESSÕES DE DESOBSESSÃO DEVERÃO SER OBSERVADOS E TRATADOS CASO PASSEM A TER ALGUM PROBLEMA NO TOCANTE AO TRABALHO MEDIÚNICO (DISTÚRBIOS NERVOSOS ANORMAIS OU PROBLEMAS DE RELACIONAMENTO EM CASA OU NO TRABALHO).

         É FEITO TODO UMA PREPARAÇÃO PARA QUE NÃO LEVEM PARA CASA O ESPÍRITO OSESSOR DA VÍTIMA TRATADA EM SEU TERREIRO, ESSA PREPARAÇÃO CONSISTE EM BANHOS ESPECÍFICOS PARA OS APARELHOS MEDIÚNICOS QUE AJUDA A AFASTAR TODO ESPÍRITO MAL INTENCIONADO E UMA REZA  CONJUNTA A PARTE APÓS CADA SESSÃO  PARA QUE O MÉDIUM NÃO SEJA PERSEGUIDO NA VOLTA AO SEU LAR. CASO ISSO OCORRA É FEITA  UMA SESSÃO ESPECÍFICA NO TERREIRO RESERVADA AOS MÉDIUNS DO TRABALHO DE DESOBSESSÃONA QUAL MÉDIUM É SOCORRIDO PELOS IRMÃOS COMPANHEIROS DE TRABALHO.

 OS MÉDIUNS DEVERÃO: 


      TER RETIDÃO MORAL,

        ESTAREM LIMPOS(as),

        BARBEADOS. (NO CASO DE HOMENS),

       PENTEADOS(as),

       PERFUMADOS(as) (DE PREFERÊNCIA COM COLÔNIA DE ALFAZEMA QUE AJUDA NA HARMONIZAÇÃO DO CORPO E DO ESPÍRITO),

        NÃO ESTAREM MENSTRUADAS  (DE CORPO ABERTO), (NO CASO DE NULHERES),

        "ACENDEREM" SEUS ANJOS DA GUARDA E TEREM REZADO COM MUITA FÉ PEDINDO NESSA REZA A SUA PROTEÇÃO, A DE SEUS IRMÃOS DE TERREIRO, A DA PESSÕA QUE ESTÁ SENDO PERSEGUIDA E PELO ESPÍRITO OBSESSOR,

        PERMANECER O TEMPO TODO COM O PENSAMENTO EM DEUS E EM SEUS GUIAS (ISSO É MUITO IMPORTANTE).

O PROSESSO

        A CASA DEVERÁ ESTAR DEFUMADA E FIRMADA COM VELAS, COPOS COM ÁQUA E PONTOS ESPECÍFICOS.      

       UM DOS GUIAS  CHEFE DO TERREIRO DEVERÁ ESTAR PRESENTE EM TODAS AS GIRAS DE DESOBSESSÃO.


       INICIA-SE A GIRA COM ESTES PONTOS:


DEFUMAÇÃO DA CASA:


 ESTOU DEFUMANDO ESTOU INCENSANDO
ESTOU DEFUMANDO ESTOU INCENSANDO

A CASA DE MEU BOM JESUS DA LAPA                                        
A CASA DE MEU BOM JESUS DA LAPA

PARA O MAL SAIR E O BEM ENTRAR
PARA O MAL SAIR E O BEM ENTRAR

DEFUMAÇÃO DOS FILHOS DA CASA:

DEFUMA COM AS ERVAS DA JUREMA
DEFUMA COM ARRUDA E GUINÉ

DEFUMA COM AS ERVAS DA JUREMA
DEFUMA COM ARRUDA E GUINÉ

COM BEJOIM ALECRIM E ALFAZEMA
VAMOS DEFUMAR FILHOS DE FÉ

COM BEJOIM ALECRIM E ALFAZEMA,
VAMOS DEFUMAR FILHOS DE FÉ,

PARA BATER A CABEÇA NO GONGÁ:

Á VOCÊS QUE SÃO FILHOS DE PEMBA
Á VOCÊS QUE SÃO FILHOS DE FÉ

Á VOCÊS QUE SÃO FILHOS DE PEMBA
Á VOCÊS QUE SÃO FILHOS DE FÉ

BATA A CABEÇA E PEÇA A ZAMBI OQUE QUISER
BATA A CABEÇA E PEÇA A ZAMBI O QUE QUISER

BATA A CABEÇA E PEÇA A ZAMBI OQUE QUISER
BATA A CABEÇA E PEÇA A ZAMBI O QUE QUISER

        A SEGUIR SÃO CANTADOS PONTOS PARA A ABERTURA DO TERREIRO:

VOU ABRIR MINHA JUREMA


Vou abrir minha Jurema,
Vou abrir meu Juremá.

Vou abrir minha Jurema,
Vou abrir meu Juremá.

Com licença de mãe Iansã,
E de meu Pai Oxalá.

Com licença de mãe Iansã,
E de meu Pai Oxalá.

Já abri minha Jurema,
Já abri meu Juremá.    
                                                      3X
Já abri minha Jurema,
Já abri meu Juremá.

Com licença de mãe Iansã,
E de meu Pai Oxalá.

Com licença de mãe Iansã,
E de meu Pai Oxalá.

            LOGO DEPOIS É CANTADO UM PONTO DE FIRMESA DE PORTEIRA:

                  É IMPORTANTE REALÇAR QUE EM UM TERREIRO DE UMBANDA EXÚ É O GUARDIÃO DA PORTEIRA E TEM A MAIOR IMPORTÃNCIA NO TRABALHO MEDIÚNICO DO TERREIRO POIS, É ELE O MENSAGEIRO DOS ORIXÁS, NA UMBANDA SEM EXÚ NÃO SE FAZ NADA, APRENDA A CULTUAR EXÚ DE FORMA CORRETA E TERÁ TODA A FORÇA DESSA ENTIDADE PARA SEU SOCORRO E PROTEÇÃO DE SUA CASA, LEMBRO TAMBÉM QUE EXÚ NA UMBANDA NÃO TEM NESCESSÁRIAMENTE QUE BEBER E FUMAR ( PODE MAS NÃO É OBRIGATÓRIO) POIS NO  CASO O FUMO É UMA PRÁTICA LIGADA A  PAJELANÇA E A DEFUMAÇÃO, O FUMO É UMA ERVA USADA PARA RETIRAR LARVAS ASTRÁIS DE NOSSOS PÉRISPÍRITOS PELAS ENTIDADES DE UMBANDA (CABOCLOS, EXÚ, PRETOS-VELHOS, ETC.).

Lá na porteira


Lá na porteira
Eu deixei meu sentinela,
Lá na porteira
Eu deixei meu sentinela,

Mais eu deixei
Seu Tranca Rua,
Tomar conta da cancela.
Mais eu deixei
Seu Tranca Rua,
Tomar conta da cancela.

Lá na porteira
Eu deixei meu sentinela,
Lá na porteira
Eu deixei meu sentinela,

Mais eu deixei
Tata Caveira
Tomar conta da cancela.

Eu deixei a Pomba Gira
Tomar conta da cancela.

Eu deixei a Dna. Mulambo
Tomar conta da cancela.

              E O SEGUINTE PONTO PARA SALDAR AS SETE LINHAS DE UMBANDA E ASSIM FIRMAR O TERREIRO POIS, É NESCESSÁRIO EXECUTAR A LIGAÇÃO ENTRE O MÉDIUM E SEU GUIA PARA QUE O TRABALHO TENHA ÊXITO.

PONTO DE SAUDAÇÃO ÀS SETE LINHAS DE UMBANDA


Quando os caboclos trazem as folhas da jurema
os pretos velhos trazem arruda e guné,

Eles vem trabalhar
Na lei de Umbanda
Tem licença de Aruanda
Pra salvar filho de fé.

 Rei da demanda é seu Ogum Mege
Quem rola as pedra é Xangô Kaô
Flecha de Oxossi é certeira é
E é  Oxalá o meu Senhor ô ô

Sete linhas de Umbanda
Sete linhas pra vencer
É a lei de Oxalá
Ninguém pode perecer

Tem Oxum na cachoeira
Iemanjá a beira mar
Iansã na ventania
E as crianças para ajudar.

Sete linhas da Umbanda
Sete linhas pra vencer
É a lei de Oxalá
Ninguém pode perecer

Tem Oxum na cachoeira
Iemanjá a beira mar
Iansã na ventania
E as crianças para ajudar.

           SEGUE APÓS ESSES,  O(s) PONTO(s) DE CHAMADA DO(s) GUIA(s) QUE IRÁ(ão) TRABALHAR NA GIRA, (CABOCLOS, PRETOS-VELHOS, EXÚS, MALANDROS, ETC).

          O TRABALHO É FEITO DA SEGUINTE FORMA.

         O OBSEDADO É CONVIDADO A SE SENTAR EM UM BANCO NO CENTRO DO SALÃO RITUALÍSTICO E É CERCADO PELOS MÉDIUNS QUE FAZEM UMA CORRENTE A SUA VOLT.
       , É FEITA ENTÃO UMA PRECE PELO ESPÍRITO OBSESSOR QUE DEVE SE APRESENTAR NO OBSIDIADO OU EM UM DOS MÉDIUNS PRESENTES, É FEITO ENTÃO O DIÁLOGO COM O ESPÍRITO PARA QUE ELE COMPREENDA A SITUAÇÃO EM QUE SE ENCONTRA, (POR MUITAS VEZES O ESPÍRITO NÃO SABE QUE FALECEU OU QUE PERMANECER AQUI ENTRE OS VIVOS LHE CAUSARÁ ATRASO EVOLUTIVO E QUE ESTÁ CAUSANDO MAL A PESSÕA A QUEM ESTÁ OBSIDIANDO).

       É IMPORTANTE REALÇAR QUE O ESPÍRITO PODE ESTAR OBSIDIANDO A PESSÕA POR DIVERSOS MOTIVOS ENTRE ELES AMOR, AMIZADE ÓDIO, DIVERTIMENTO, ETC. NÃO É SEMPRE QUE O ESPÍRITO ESTÁ OBSIDIANDO O INDIVÍDUO POR RIXAS DO PASSADO, ISSO É OBSERVADO PELO GUIA CHEFE DO TRABALHO E É FEITO O DIÁLOGO DE ACORDO COM A SITUAÇÃO, É FEITO TAMBÉM  O DIÁLOGO ENTRE O OBSESSOR E O OBSIDIADO PARA QUE ELES SE ENTENDAM E E O ESPÍRITO COMPREENDA QUE É MELHOR SEGUIR EM FRENTE E NÃO SE PRENDER AO PASSADO E SESSE DEFINITIVAMENTE A OBSESSÃO SE AJUDANDO E AJUDANDO O PERSEGUIDO.

       APÓS O TÉRMINO DA SESSÃO É FEITA UMA REZA PELOS ESPÍRITOS OBSESSORES E FECHAMOS ENTÃO O TERREIRO COM OS SEGUINTES PONTOS:

  PONTO DE SANTO ANTÔNIO


 AUÊ MEU SANTO ANTÔNIO
DÊ A VOLTA LÁ POR FORA        
                                                                                                     
O QUE É BOM BOTE PRA DENTRO
O QUE É RUIM BOTE PRA FORA

ATENÇÃO: JUNTO COM ESTE PONTO UM DOS MÉDIUNS VEM JOGANDO ÁQUA DE DENTRO DO TERREIRO PARA FORA EM DIREÇÃO A PORTEIRA, O PONTO SESSA QUANDO ELE RETORNA COM O BALDE VAZIO APÓS TER DESPACHADO O PORTÃO. DEPOIS CANTAMOS PARA OGUM QE É QEM VAI ACOMPANAR AS PESSÕAS ATÉ SUAS CASAS.

PONTOS PARA OGUM


OGUM 1

SE MEU PAI É OGUM, OGUM
VENCEDOR DE DEMANDA,

ELE VEM DE ARUANDA
 PRA SALVAR FILHOS DE UMBANDA,

OGUM OGUM IARA,                                                                                           3X
SARAVÁ OGUM OGUM IARA,

SALVE OS CAMPOS DE BATALHA
SALVE A SEREIA NO MAR,

OGUM VENCEU A GUERRA
NOS CAMPOS DO HUMAITÁ.

OGUM 2


 QUE BEIRA RIO, BEIRA RIO E BEIRA MAR

OQUE SE GANHA DE OGUM
SÓ OGUM PODE TIRAR

 QUE BEIRA RIO, BEIRA RIO E BEIRA MAR

OQUE SE GANHA DE OGUM
SÓ OGUM PODE TIRAR,

SEU OGUM DE LEI, (SETE ONDAS, MEGE. SETE ESPADAS, BEIRA MAR, ETC.)           3X
É QUEM VEM GIRAR

VEM TRAZENDO FOLHAS
PRA DESCARREGAR

OGUM 3


OGUM GUERREIRO DE UMBANDA

SEU PONTO VEIO FIRMAR

ELE PEDE AO SOL E A LUA

PARA LHE AJUDAR

      APÓS ESSES PONTOS CANTAMOS PARA A SUBIDA DOS GUAS  QUE TRABALHARAM NA SESSÃO E DEPOIS FECHAMOS O TERREIRO COM O SEGUINTRE PONTO:

FECHANDO O TERREIRO:


VOU FECHAR MINHA JUREMA


Vou fechar minha Jurema,
Vou fechar meu Juremá.

Vou fechar minha Jurema,
Vou fechar meu Juremá.

Com licença de mãe Iansã,
E de meu Pai Oxalá.

Com licença de mãe Iansã,
E de meu Pai Oxalá.

Já fechei minha Jurema,
Já fechei meu Juremá.                                                           3X

Já fechei minha Jurema,
Já fechei meu Juremá.

Com licença de mãe Iansã,
E de meu Pai Oxalá.

Com licença de mãe Iansã,
E de meu Pai Oxalá.

FECHOU TERREIRO


FECHOU TERREIRO
COM AS CORRENTES DE SÃO JORGE
FECHOU TERREIRO
COM AS CORRENTES DE OGUM

QUEM TEM PEMBA SE SACODE
QUE FILHO DE UMBANDA VAI CAMINHAR
QUEM TEM PEMBA SE SACODE
QUE FILHO DE UMBANDA VAI CAMINHAR

                ATENÇÃO:   ANTES DESSES PONTOS NINGUÉM PODE SAIR DO TERREIRO E APÓS ESTES PONTOS OS MÉDIUNS, TODOS, DEVEM TOMAR UM BANHO FEITO COM ERVAS FRESCAS ANTES DE IR PARA CASA ( ARRUDA, GUINÉ PINHÃO ROXO E SAL GROSSO (ESSE BANHO É TOMADO DO PESCOÇO PARA BAIXO) E APÓS ELE É TOMADO UM BANHO NORMAL PARA RETIRAR O ESCESSO .
              ESPERO TER AJUDADO EM ALGUMA COISA.
MARCELO D´OLISSÁ.



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